Começou o ano de 2024 e eu finalmente comprei meu PS5, eu já estava de olho nele desde a Black Friday, mas peguei só agora. Tem 2 títulos que eu quero muito jogar, Returnal e Demon Souls Remake, vou aproveitar o mês de janeiro para tentar jogar os 2 começando por Demon Souls.
Não conheço muito da história nem dos personagens mesmo sendo um game antigo, eu prefiro assim por nunca ter jogado, quando terminar eu com certeza vou pesquisar sobre porque é um game do Miyazaki, a narrativa segue o padrão Souls, para se aprofundar mais você precisa ir além do game.
Logo de cara o que eu posso dizer é que esse é o game mais bonito que eu já joguei, e sim, é mais bonito que Red Dead Redemption 2. As mecânicas de combate e movimentação são meio travadas, mas nada que atrapalhe o gameplay. Dizem que esse é o game mais difícil da saga Souls, vou jogar ele sozinho porque nenhum dos meus amigos tem o game, não sei se tem NPCs para serem invocados, acredito que sim.
A primeira vez que você joga um Souls é diferente, aquela cautela, o medo de morrer e perder todas as almas, o medo de cruzar a névoa e ter um Boss do outro lado, me lembra quando eu joguei Bloodborne. O personagem que eu criei foi o grande senhor dos raios, Lightning Lord, meu primeiro personagem do Dark Souls 3, só não sei se tem milagres de raio nesse game.
O game estava bem razoável até eu chegar no Boss Labareda, nem acho que ele é tão difícil, meu personagem que é pesado, demora a rolar, minha estratégia para vencer ele foi tirar toda a armadura, assim eu conseguia desviar dos golpes e contra atacar. Eu já estava pronto para dizer que o game é fácil, os outros bosses foram bem fáceis, mas esse bicho de fogo foi complicado.
Se tem uma dica sobre o game que eu posso dar é não jogue com armaduras pesadas, é impossível desviar de um ataque e se desviar você não tem estamina para atacar ou desviar de novo, desviar pesado é extremamente lento. Eu gosto de jogar com armaduras pesadas porque elas são muito bonitas, a armadura do Havel e dos cavaleiros de Lothric são duas que gosto muito, mas no Demons Souls não dá.
Foi uma jornada de quase 30 horas, bem menos do que eu esperava, com várias mortes, várias almas perdidas, muitas horas naquele pantano miserável, com certeza o pior lugar do game, que ódio daquele lugar, mas foi lá que eu conheci a bela Moonlight. Outro lugar que me dá ódio é a torre de Latria, não é difícil, mas passei muito tempo perdido naquela prisão, aquele lugar é um labirinto, eu já me perco com GPS, passar por aquelas celas ali foi tenso, tudo igual.
Demons Souls não é esse bicho de sete cabeças que a internet fala, fui jogar na expectativa de ficar travado por horas em um Boss, mas não foi o que aconteceu. A dificuldade do game está em chegar até o Boss porque não existem muitas fogueiras, muitas vezes o caminho é mais difícil que o Boss em si, passei alguns de primeira, isso não é tão comum nos outros Souls. Minha teoria é que o caminho é tão complicado que o Boss não pode ser tão difícil, não que isso seja um problema, mas não existe aquela sensação de batalha épica que você vai lembrar sempre que abrir o game de novo, aquela sensação que tenho com o Padre Gascoigne de Bloodborne por exemplo, detalhe que ele é o primeiro Boss do game.
Acredito que Demons Souls foi o primeiro game depois de anos que trouxe uma real sensação de desafio, um game mais difícil que a maioria para finalizar e por isso dizem que ele é tão difícil, é o primeiro Souls da From Software, foi aqui que tudo começou. Como uma pessoa que terminou todos os Souls com exceção do Dark Souls 2, que não me agrada tanto, eu posso dizer com toda certeza que Demons Souls é o game mais fácil da From Software e só pra deixar claro, isso não é um problema, o game continua incrível mesmo assim, o que mais me agrada nos jogos da From Software é o conjunto da obra e principalmente a narrativa. Se você tem um PS5 e gosta de desafios, vai no Demons Souls, é um jogaço.
Para finalizar, a Moonlight do Demons Souls é a arma mais bonita de todos os Souls, os detalhes na espada são incríveis e aquele brilho verde, eu estava fazendo build de força, mas quando encontrei a Moonlight foi amor à primeira vista, me tornei um guerreiro de fé enfeitiçado por aquele brilho.
Para mim, alguém que não jogou o Demons Souls original, esse game é muito bom e de novo, o game mais bonito que eu já joguei. Eu não platinei o game, não sou tão maluco assim, faltaram algumas side quests, mas só jogando de novo pra fazer. E bom, essa foi minha jornada no espetacular Demons Souls.
Esqueci de um detalhe, não tem milagres de raio no game :(
RIP Lightning Lord